Caminhos Negros
#caminhos-negros Redescobrindo Rio Grande
O presente Projeto denominado “CAMINHOS NEGROS – Redescobrindo Rio Grande”, visa identificar, mapear e demarcar os principais locais físicos de importância e concentração da comunidade negra no município. Criando um circuito, que será utilizado como um instrumento pedagógico para implementação da Lei nº 10.639/2003, que visa promover ações educativas que considerem as marcas de pertencimento afrodescendente nas comunidades e na formação do Município como um todo.
A realização deste projeto beneficiará diretamente toda a comunidade rio-grandina e indiretamente todo o Estado do RS e a Federação Brasileira, uma vez que possibilitará aos interessados o conhecimento sobre a historia da fundação da cidade de Rio Grande, berço do Estado do RS, bem como a influencia, a presença, a memória, o protagonismo social e cultural das/os africanas/os e suas / seus descendentes na constituição deste Município/Estado.
A eleição dos locais pela comunidade rio-grandina indicará os lugares vivenciados e formados por estas comunidades afrodescendentes, contribuindo na demarcação do pertencimento destas/destes e no redescobrimento da historia real desse Município.
Vote nos 06 (seis) locais que você acha que devem ser demarcados e identificados nessa primeira etapa de execução do projeto “CAMINHOS NEGROS – Redescobrindo Rio Grande”,comente contanto a historia que você ouviu sobre cada um desses locais (se não souber não tem problema, vote mesmo assim), e nos ajude a construir esse roteiro rio-grandino de forme democrática e participativa.